domingo, 1 de agosto de 2010

Relações Públicas Servem Pra Quê?


Esta é uma indagação interessante, não somente para as empresas, que muitas vezes até pensam na contratação de um profissional desta área, mas como ainda há muitos "mistérios" sobre o assunto, preferem deixar pra depois. A dúvida é a mesma para grande parte da sociedade, que muito facilmente confunde relações públicas com a criatura que só faz as festinhas de uma empresa, ou com a recepcionista, ou simplesmente com alguém que sabe atender bem um cliente.

Conhecedor das técnicas de comunicação; habilidoso no trato das informações corporativas; excelente gestor de pessoas; construtor de relacionamentos, dentro e fora de uma organização; articulador entre os públicos que envolvem a empresa. Essas são algumas das características que podem descrever um profissional das relações públicas. Muitos outros termos podem ser utilizados, e com certeza são, por inúmeros estudiosos sobre o assunto, mas não caberiam todos num único texto.

A imagem empresarial é o foco primeiro do RP. Construir, reconstruir, afirmar ou reafirmar a imagem que uma determinada organização possui no mercado é o principal objetivo a ser alcançado. E para isso, o mais importante aqui é perceber que trabalhar com esta Atividade requer muito conhecimento, e vivência, no mundo da comunicação, pois esta é a mais valiosa ferramenta do profissional. É através dela que as linhas do planejamento serão traçadas.

Então, mais do que promover eventos, criar um clima amistoso entre os públicos; mais do que receber e atender bem um cliente, compreender quais os seus anseios e tornar-se a ponte mais confiável e sólida entre a organização e seus funcionários, fornecedores, acionistas, clientes, imprensa, governos e tantos outros mais que possam existir. É assim que o Relações Públicas deve pautar suas ações.

Acho que assim foi possível compreender um pouco mais para que de fato serve o profissional e a atividade das Relações Públicas. As dúvidas que naturalmente surgirão, podem ser enviadas para: republicaemacao@gmail.com

Luciana Hage
Relações Públicas

2 comentários:

Tati Santos disse...

É isso mesmo, RP é muito mais do que um simples organizador de festas, é sim uma profissão estratégica que em trabalho em conjunto com as demais áreas pode trazer um excelente resultado para as organizações.

M. disse...

É Lu...tantos anos se passam e ainda existem dúvidas sobre o que são as Relações Públicas. Por isso textos como este são válidos para a compreensão daqueles que desconhecem a nossa profissão.
Bjs